logo

Estadual

Ezequiel articula chapa para a AMM com Borgato de presidente


Por Jacques Gosch

img

O prefeito de Glória D'Oeste (a 312 km de Cuiabá) Nilton Borgato (PP), que assumiu a candidatura à presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), na manhã desta terça (9), está buscando o entendimento com o potencial adversário Adair Alves (PMDB), gestor de Alto Paraguai (a 201 km de Cuiabá).

 

A primeira negociação para unificar as chapas foi realizada hoje, durante almoço na Peixaria Olaka, no bairro CPA I, na Capital. O encontro político foi articulado pelo deputado federal eleito Ezequiel Fonseca (PP).

Segundo Borgato, a chapa que pode surgir a partir da aliança com o grupo de Adair deve contar com apoio de mais de 50% dos prefeitos filiados na AMM. Entretanto, o progressista afirma que o entendimento recém começou e será consolidado somente às vésperas de sábado (13), quando encerra o prazo para inscrição. "Até lá, precisamos definir os integrantes e chegar ao acordo sobre quem vai presidir a chapa", lembra.

Borgato ainda explica que o próximo passo será procurar Otaviano Pivetta (PDT) e Neurilan Fraga (PSD), prefeitos de Lucas do Rio Verde e Nortelândia, que também articulam para entrar na disputa a fim de propor a unidade. “Defendemos chapa de consenso e estamos abertos ao diálogo. Caso não seja possível consolidar a aliança , não temos receio de enfrentá-los na votação”. 

Borgato se lança à AMM, mas terá a missão de convencer Pivetta desistir

 Segundo Borgato, a candidatura à presidência da AMM ainda conta com respaldo de lideranças como o vice-governador eleito Carlos Fávaro (PP) e dos deputados federais Nilson Leitão (PSDB) e Valtenir Pereira (Pros). “A articulação é suprapartidária e tem apoio no PP, PR, PT, Pros, PSDB e inclusive em partidos que ensaiam lançar outros nomes”, completa.

 Adair, que disputou o comando da entidade em janeiro de 2013 e foi derrotado pelo prefeito de Juscimeira (a 139 km de Cuiabá) e atual presidente Chiquinho do Posto (PSD), diz acreditar que a aliança com Borgato é positiva para AMM. Ainda assim, lembra que precisa consultar seu grupo político para tomar a decisão de consolidar a chapa unificada. “A proposta de aliança tem a simpatia do deputado federal Carlos Bezerra, que é presidente estadual do PMDB. Os prefeitos dos pequenos municípios estão conosco, mas vamos esgotar a discussão somente no dia 13”, avalia.

 Coordenador da equipe de transição, Pivetta é considerado como “braço-direito” do governador eleito Pedro Taques (PDT), faz discurso oposicionista defendendo mudança profunda nos rumos da AMM e conta com respaldo dos prefeitos da Capital, Mauro Mendes (PSB), e de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS). Neurilan, por sua vez, é irmão do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) e tem apoio de Chiquinho do Posto e de lideranças como o presidente licenciado da Assembleia José Riva (ambos do PSD). 

 Pivetta conta com apoio de mais de 50 prefeitos para concorrer à AMM

 O regimento que disciplina o processo eleitoral da AMM estabelece que os candidatos devem registrar a chapa até cinco dias antes da eleição. Como o pleito será realizado na próxima quinta (18), os prefeitos têm prazo até às 17h de sábado (13) para apresentar os nomes, na sede da entidade.

 De acordo com o edital, a primeira chamada da assembleia geral ordinária, dia 18, será às 9h e a segunda chamada às 9h30. A comissão eleitoral é composta pelos prefeitos Wener dos Santos, de Nova Marilândia; Angelina Benedita Pereira, de Planalto da Serra; Ilma Grisoste Barbosa, de Sapezal; Nilson José Vigolo, de Vera; Carlos Roberto da Costa, de Nossa Senhora do Livramento; e Divina Maria da Silva Oda, de Pontal do Araguaia.

 A posse da nova diretoria será realizada em fevereiro, quando a atual gestão encerrará o mandato de dois anos. Ao todo, 18 prefeitos integram a diretoria e conselho fiscal, além do presidente de honra.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.